quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Diferença entre Linguística x Gramática Normativa

Bom pessoal no nosso português, infelizmente, existe uma disputa entre dois modos diferentes de encarar o fenômeno da linguagem.

Ai vocês me perguntam, o que é Linguagem?
Linguagem é nada mais, nada menos que a capacidade de se comunicar.
Podemos nos comunicar através de gestos, sinais, sons, palavras e etc.

Mas, continuando...Os dois modos são:
Gramática Tradicional: Surgiu no século III a.C. (Mais antiga que o cristianismo!!!!)
Linguística: Se tornou ciência no final do século XIX e início do século XX.

Mas, e qual a diferença????
A diferença está baseada na visão que cada uma tem acerca de língua.

A gramática tradicional enxerga a língua como algo que deve ser preservada e conservada ao longo dos tempos, ou seja, contabilizando há mais de 2 300 anos.
Ela "acredita" que desde essa época, até os dias de hoje não houve mudança nenhuma na ciência da linguagem. Bom, ela estuda a língua como uma coisa morta, não levando em consideração as pessoas vivas que falam. Estipula por ai que só existe uma única resposta correta para todas as dúvidas e que o que não está prescrito nela "é erro" ou "não é português" e se a palavra não tem no dicionário quer dizer que não existe.

Já a linguística, totalmente contrária a isso, tem como regra de ouro ~> "Só existe língua se houver seres humanos que a falem."
Ou seja, ela vê a língua como algo em transformação ao longo dos tempos, renovando sem parar.
O objetivo da linguistica atual é descrever e explicar os fenômenos da língua. Resumindo, o que um falante sabe internamente sobre o seu idioma, ou seja, quais as regras mentais ( ela visa que todo falante conhece e sabe seu idioma, só não conhece algumas sutilezas da língua) que ele possui.

Espero que tenham entendido essas duas vertentes...E em breve postarei mais detalhadamente visões sobre o estudo da ciência linguística. :)
Até a próxima postagem!!!!!! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário