domingo, 23 de janeiro de 2011

NOVA ORTOGRAFIA - O QUE MUDOU & O QUE NÃO MUDOU NA LÍNGUA PORTUGUESA AQUI NO BRASIL? EIS A QUESTÃO! O,õ

Primeiramente vamos entender o porquê dessa mudança no nosso idioma.
Em todo o mundo temos várias nações que falam e escrevem o português algumas delas: Portugal, Brasil, Angola,Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Princípe e Timor-Leste (todas estas seis últimas pertencentes ao continente Africano).
Na ortografia da Língua Portuguesa existe várias diferenças e para acabar com estas foi criado em 1990, um acordo ortográfico que tem como período de transição de 3 anos (2009 a 2011), ou seja, Vestibulares, concursos e avaliações poderão aceitar as duas grafias como corretas até 31 de dezembro de 2011.

E realmente qual o porquê desse acordo?
Segundo o filólogo Antõnio Houaiss, o principal responsável pelo processo de unificação aqui no Brasil: “A existência de duas grafias oficiais acarreta problemas na redação de documentos em tratados internacionais e na publicação de obras de interesse público”.

Momentos decisivos para as mudanças.
De início, o combinado era que todos os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) deveriam confirmar o acordo para que ele tivesse valor. Só que no ano de 2004,os chefes de Estado da CPLP decidiram que bastava a aprovação de três
nações para a reforma ortográfica entrar em vigor.
O Brasil, no entanto, definiu que mudaria o jeito de escrever somente se Portugal
também o fizesse (e o “sim” de Lisboa às novas normas só veio no ano de 2007).

E realmente mudou o quê?
No vocabulário, na pronúncia e sintaxe nada foi alterado.O que mudou foi a grafia de certas palavras.

Visões positivas x Visões Negativas
“Inscreve-se, finalmente, a língua portuguesa no rol daquelas que conseguiram beneficiar-se há mais tempo da unificação de seu sistema de grafar, numa demonstração de consciência da política do idioma e de maturidade na defesa, na difusão e na ilustração da língua da lusofonia”, afirma Cícero Sandroni, presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL).
O professor Pasquale Cipro Neto é um dos que se manifestaram contra o documento. “Ele não se limita a uniformizar a grafia: estabelece outras alterações no sistema ortográfico, várias delas para pior.”

Obs: As mudanças na ortografia estão em um manual(o melhor e o mais acessível na linguagem) que eu achei na internet,está na parte "LINKS" (no lado direito do blog).
Até a próxima postagem!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário