sábado, 29 de janeiro de 2011

Preconceito Linguístico - Alguns esclarecimentos

Antes de chegar no assunto "As variedades de uma língua plural" vim aqui "aquecer" e trazer alguns esclarecimentos acerca da Língua Portuguesa.
Pra começar, o que é esse tal de Preconceito Linguístico?
É um tipo de preconceito muito comum, como o de ser negro, nordestino, pobre e etc.
Só que o Preconceito Linguístico é uma confusão entre língua(idioma) x Gramática Normativa (a ditadora do certo e o errado na Língua Portuguesa).
Segundo Marcos Bagno, em seu livro chamado Preconceito Linguístico. O que é? Como se faz? ele estipula uma diferença entre Língua e Gramática Normativa.
Ele faz uma comparação entre água do rio (Língua) e Igapó(Gramática Normativa)
Obs:Pra quem não sabe o Igapó na Amazônia é uma grande poça de água parada às margens do rio depois da cheia.
Ele diz: "Enquanto a língua é um rio longo, largo que por estar em movimento, se renova incessantemente, a Gramática Normativa é a água do Igapó, ou seja, tenta descrever apenas uma parcela da língua (idioma)."
Esse preconceito é alimentado a cada dia que passa em vários ambientes, até na fala dos próprios brasileiros acerca de si próprio e do seu idioma oficial, como: Brasileiro não sabe português e que só em Portugal se faça bem Português; Português é muito difícil; As pessoas sem instrução falam tudo errado; É preciso saber gramática para falar e escrever bem; O domínio da norma culta é um instrumento de ascensão social e etc.

Na próxima postagem falarei um pouco dessas visões/afirmações negativas citadas acima.

Obs: Informações retiradas do livro: PRECONCEITO LINGUÍSTICO: O QUÊ É?COMO SE FAZ? de Marcos Bagno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário