quinta-feira, 24 de março de 2011

PRONOMES POSSESSIVOS & PRONOMES RELATIVOS - PARTE II

                                   PRONOMES POSSESSIVOS


São aqueles que se referem às pessoas do discurso, indicando ideia de posse.

Ex: Meu chapéu é vermelho.

Os pronomes possessivos são os seguintes:

Número - Pessoa - Pronomes possessivos
Singular - Primeira - Meu(s), minha(s)
               Segunda - Teu(s), tua(s)
               Terceira - Seu(s), sua(s)
Plural - Primeira - Nosso(s), nossa(s)
            Segunda - Vosso(s), vossa(s)
            Terceira - Seu(s), sua(s)

Obs.: O pronome relativo concorda em gênero e número com a coisa possuída, e em pessoa com o possuidor.
Ex: Nós emprestamos nossos discos
      Nós emprestamos nossa casa.

Já se o pronome determinar mais de um substantivo, ele deverá concordar em gênero e número com o substantivo mais próximo.
Ex: Fiquei ouvindo meus discos e fitas.

EMPREGO DOS PRONOMES POSSESSIVOS

1 – O pronome possessivo em alguns casos indicam aproximação, afeto ou respeito.
Ex: Aquele senhor deve ter seus cinquenta anos.
Meu caro aluno procure esforçar-se mais.
Minha senhora permita-me um conselho.

2 – A palavra Seu antes de nomes de pessoas não é pronome possessivo.
Ex: Seu Humberto, o senhor poderia emprestar-me a furadeira?

                                                  
                                         PRONOMES RELATIVOS

São aqueles que ligam duas orações, substituindo na segunda oração um termo já expresso na primeira oração.
Ex: Não conhecemos os alunos. Os alunos saíram.
Não conhecemos os alunos que saíram.

Os pronomes relativos são os seguintes:
Variáveis - Invariáveis
O qual, os quais, a qual, as quais - Que (quando equivale a o qual (e flexões)
Cujo(s), cuja(s)                           - Quem (quando equivale a o qual (e flexões)
Quanto(s), quanta (s)                   - Onde (quando equivale a no qual (e flexões)

EMPREGO DOS PRONOMES RELATIVOS

1 – Quem é usado com referência a pessoas e é antecedido por preposição.
Ex: Não conheço a menina de quem você falou.

2 – Que é usado com referência a pessoas e coisas.
Ex: Não conheço o rapaz que saiu.
Não li o livro que você me indicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário